quinta-feira, 2 de maio de 2013

DICAS PARA FAZER UMA BOA GAMBIARRA

A criatividade brasileira na hora de improvisar é notável. A ponto de ganhar destaque numa reportagem de uma emissora de TV, sobre as invenções maravilhosas dos engenheiros sem diplomas do nosso Brasil. Tenho um amigo holandês que fica encantado com as mais comuns e simples gambiarras que fazemos de forma tão natural que mal percebemos ou notamos a engenhosidade do concerto, um exemplo que o deixa maravilhado são as mais variadas formas de se concertar uma correia de chinelo: prego, arames, clip, alfinetes, tampas de garrafa etc. que funcionam e ajudam muito no processo de economia do suado dinheirinho que recebemos.
Então observando alguns amigos ótimos em gambiarras descobri algumas dicas que deixam esta arte muito mais interessante e ajudam a não ter tantos problemas futuros.
1ª. Planejamento: a necessidade de fazer uma gambiarra não implica que ela deve ser feita de qualquer jeito. Planeje antes de fazer o tal reparo, pense nas “peças” de reparo que precisa e se for a primeira vez que for fazer o reparo pense nos passos do processo.
2ª. Dê uma pesquisadinha antes de iniciar uma gambiarra se você não entende muito bem do negocio a ser concertado. Ex: se você for fazer uma gambiarra elétrica pesquise um  pouco sobre eletricidade, condutores etc. para que sua gambiarra não ofereça riscos a sua segurança.
4ª. Capriche no acabamento: uma boa gambiarra merece um bom acabamento então faça a gambiarra mais caprichada possível para que ela seja eficiente na utilização e na aparência.
5ª. Faça um teste antes de oficializar o uso da gambiarra. Testes de qualidade são importantes em qualquer coisa fabricada. Então teste sua gambiarra o máximo possível antes de deixa-la permanentemente em uso, para não correr riscos e acidentes.
6ª. Evolua: procure sempre modernizar e evoluir nos reparos e nas formas de fabricação das tais peças a serem adaptadas.
7ª. Se você gosta de se aventurar no mundo das gambiarras guarde a maior variedade de bugiganga possível. Organize-as de forma que sejam encontradas com facilidade e seja criativo.
8ª. Avalie os riscos: dependendo da gambiarra que for feita e dos riscos que se corre com elas não é aconselhável economizar, pode sair muito mais caro depois, então seja sensato não faça gambiarras, compre a peça original ou contrate o profissional qualificado para fazer o reparo.
Eu já queimei uma rede elétrica inteira fazendo uma gambiara. Se tivesse gasto com os materiais corretos e pago um eletricista não teria tido tanto prejuízo. rsrsrsr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário